Membros do Conselho

 Conselheiros e funcionários durante uma festa de Natal.

Conselheiros e funcionários durante uma festa de Natal.

  • Pastor Araujo Talles, representando Bethel Church, Marlborough
  • Valeria Falstad, representando comunidade brasileira
  • Rev. Rebecca Black, representando A Special Grace Ministry and Christ Church, Medway
  • Bill Carnes, representando St Luke's Episcopal Church, Hudson
  • Jane Giovannucci, representando Epiphany Episcopal Church, Walpole
  • Diácono Susan Lindberg Haley, representando Lutheran Church of Framingham and All Right Ministry
  • Jercey Lopez, representando Bethel Church, Marlborough
  • Michel Puchulu, representando St. Andrew's Episcopal Church, Framingham

Funcionários

IMG-1127 (1).jpg

Lori Mills-Curran, Director Executivo

Lori tem uma vasta experiência no ensino e treinamento de equipes baseadas na fé na organização comunitária. Sua experiência na renovação de uma congregação através da organização da comunidade foi descrita nos Vital Practices Vestry Papers da Episcopal Church Foundation. Ela também dirigiu esforços educacionais em duas paróquias da MetroWest de 2001 a 2016 e atuou como co-convocadora de deanery.

Ela tem uma vasta experiência ecumênica, tendo servido dois termos sobre a Comissão Permanente da Igreja Episcopal para as Relações Ecumênicas e Inter-religiosas, enquanto a TEC estava desenvolvendo entendimentos bilaterais com a Igreja Evangélica Luterana na América, a Igreja da Morávia e a Igreja Metodista Unida.

No passado, Lori trabalhou como advogada da Administração de Pequenas Empresas e do Rhode Island Disability Law Center. Ela ganhou um Master of Divinity da Weston Jesuit School of Theology e um Juris Doctor da UCLA School of Law.

Foi diácono há 30 anos em quatro dioceses e atua como Diretora Executiva da Associação dos Diáconos Episcopais.

IMG-1251.jpg

Raquel Riberti-Bill, Diretor de Programa

Antes de se tornar Diretor de Programa, Raquel ensinou durante três anos no programa de língua portuguesa de nossos filhos, e foi promovido duas vezes para Coordenador de Curriculum e Coordenador Pedagógico por causa de seu talento, dedicação e capacidade de trabalhar com uma grande variedade de pessoas. Raquel é o principal construtor da equipe altamente colaborativa de nossos professores.

Raquel liderou a equipe de ensino em desenvolvimento e implementação do novo currículo de quatro níveis do Português Plus, com consultores da UMass Dartmouth e do programa ABRACE em Washington, DC Como Diretor de Programa, ela supervisiona a gestão diária de todos os aspectos do programa de nossos filhos e nosso adulto Programa ESOL, Inglês Plus.

Raquel é credenciada para ensinar portugues e inglês no Brasil. Ela obteve um MBA em Gestão de Negócios na Universidade Paulista (UNIP) em Campinas, SP e um Bacharelado em Idiomas no Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB) em São João da Boa Vista, SP, Brasil.

Raquel recentemente participou do programa altamente seletivo STARTALK patrocinado pela Universidade de Boston e financiado pela NSA dos Estados Unidos para aumentar o número e aumentar as habilidades de professores específicos de linguagem crítica nos Estados Unidos, dos quais o português é um. Os programas do STARTALK se alinham com os Padrões de Preparação Mundial de Aprendizagem do Mundo Americano sobre Ensino de Idiomas Estrangeiros e preparam os instrutores para incorporar em seus métodos práticas recomendadas comprovadas pela pesquisa na aquisição de linguagem e no desenvolvimento de professores.

IMG-1105.jpg

Hannah Field, Estagiária de Life Together

Hannah é uma estagiária do Life Together 2017-2018. Life Together é um programa de estagiários das igrejas Episcopais pertencente a Diocese de Massachusetts, onde os jovens recebem treinamento intensivo quanto a organização comunitária. Eles vivem juntos em uma comunidade cristã e trabalham 32 horas por semana  em diferentes  locais na região da Grande Boston.

Hannah obteve o seu diploma de Bacharel em maio de 2017 pela North Carolina State University com uma diploma em Sociologia e uma diploma em Trabalho Social. Durante esse tempo, ela atuou na equipe de liderança do Ministério Episcopal da universidade de 2015 até  2017. Ela ajudou a encaminhar os trabalhos de advocacia da justiça social da organização.

Ela é bastante dedicada a justiça social e acredita que as mudanças sociais ocorrem de várias maneiras, através da combinação de diversas habilidades das pessoas. Ela adora cozinhar, escrever, ouvir podcasts e dedicada a política.


Professoras de Português Plus

IMG-1314.jpg

Eliane Vaz Louison - Grupo de São Paulo, Framingham

Eliane Vaz Louison ensina português as crianças de 4 a 6 anos em nosso programa desde 2014. Ela trabalha constantemente para ajudar seus alunos a aprender em um ambiente amigável e criativo.

A mesma é Bacharelada em Negócios pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e investiu em cursos adicionais voltados a Educação Infantil. Ela é membro da Organização Americana de Professores de Português (AOTP).

Eliane procura constantemente participar de programas de desenvolvimento de habilidades, inclusive aqueles organizados pelo Consulado do Brasil. Em 2017, ela também participou de um programa altamente seletivo conhecido como STARTALK. Curso esse patrocinado pela Boston University e financiado pela NSA dos Estados Unidos para incentivar e aumentar o número de professores específicos de linguagem crítica (em grande demanda) nos Estados Unidos, dos quais português é uma delas. Os programas do STARTALK se alinham com os Padrões de Preparação Mundial de Aprendizagem do Mundo Americano sobre Ensino de Idiomas Estrangeiros e preparam os instrutores para incorporar em seus métodos práticas recomendadas comprovadas pela pesquisa na aquisição de linguagem e no desenvolvimento de professores.

Eliane adora estar com sua família, amigos e seus cachorros, Mocinha e Sunny Boy. Ela também gosta de viajar, cozinhar e brincar com crianças.

 

Marta Edited.jpg

Marta Abrenhosa Dos Santos - Grupo de São Paulo, Marlborough

Marta Abrenhosa Dos Santos iniciou no Português Plus como estagiária de ensino em 2013. Ela também trabalhou como estagiária durante um ano no Assabet Valley High School em Hudson, MA, em um Programa de Português como Segunda Língua. A mesma completou seu Bacharelado em Letras pela Universidade Católica de Brasília em 2015, e no mesmo ano foi contratada como professora oficial do Português Plus para o grupo infantil de quatro a seis de idade.

Marta gosta bastante de observar as crianças progredirem através do processo de aprendizagem da nossa língua portuguesa e também adora despertar o interesse pela cultura brasileira como um todo nas crianças que ela educa.

A professora nasceu em Anápolis, Goiás, Brasil e atualmente reside em Marlborough. Ela é casada e tem dois filhos. Ela gosta de fazer caminhadas e observar a natureza.

 

IMG-1831 (3).jpg

Vanessa Austin - Grupo de Rio de Janero, Framingham

Vanessa Austin é graduada em Letras (Português/Inglês) pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) em Minas Gerais, Brasil. Enquanto fazia faculdade, ela trabalhou dois anos como professora substituta de Português no Ensino Médio em Escolas Públicas. Quando concluiu sua graduação no Brasil, mudou-se para Boston para começar seu Mestrado em Educação na Cambridge College.

Nos E.U.A, Vanessa continuou a ensinar Português no Ensino Médio em Hudson e na Kefee Technical School, onde ainda trabalha no Programa de Português para adultos. Durante o verão de 2017,  participou do programa altamente seletivo STARTALK, financiado pela Boston University and a NSA.

Vanessa aprecia a vida sendo mãe de um pequeno menino e o seu grande ajudante, Crockett, seu cachorro. Ela ama viajar, conhecer novas pessoas e culturas a volta do mundo.

 

Gizely Edited.jpg

Gizely Viana - Grupo de Dio de Janeiro, Marlborough

A professora Gizely Viana nasceu em Goiás, no Brasil, onde viveu sua infância e juventude. Gizely se graduou na Faculdade de Ensino pela Universidade Estadual de Goiás.

No Brasil, a mesma lecionou por vários anos para o nível fundamental nas redes públicas e particulares. Gizely imigrou para os Estados Unidos em 2000 juntamente com seu marido e filho. A professora passou a lecionar em nosso programa anterior no ano de 2012, e passou a fazer parte do quadro de professoras do Português Plus desde 2015 quando iniciamos o programa Português PLus na cidade de Marlborough.
 
Gizely acredita que a família tem um papel fundamental nos processos educacionais, sociais e culturais dos indivíduos. Ela também é grata a oportunidade que ela teve e tem de contribuir no processo de construção de identidade de seus alunos, fazendo com que eles valorizem suas raízes culturais ajudando os a construir um futuro promissor ao longo dos anos.

 

Eva Edited.jpg

Eva Santos - Grupo de Brasília, Framingham

Eva Santos é da região do centro- oeste do Brasil. Ela e seu marido vieram para os EUA em 1995. Ela é a mãe de três lindos filhos. Em 2006, Eva obteve o diploma de bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de Massachusetts - Lowell. Ensinar sempre foi a sua paixão e atualmente ela trabalha para as Escolas Públicas de Wayland como Gerente da Base de Dados.

Desde 2012 Eva sempre esteve envolvida em atividades voltadas ao Português Plus e programas anteriores,tanto como mãe participativa quanto como professora efetiva. Quando nosso programa atual foi lançado em 2015, ela se apaixonou por nossas técnicas pedagógicas. A mesma tem o prazer de ensinar o português como língua de herança para os adolescentes, especialmente quando compartilha temas como: folclore, cultura e músicas brasileiras.

Ela também é um membro ativo da comunidade brasileira na Igreja St. Tarcisius na cidade de Framingham, onde tem trabalhado como catequista nos últimos 10 anos.

 

IMG-1315.jpg

Selma Regina Souza - Grupo de Brasília, Marlborough

Selma faz parte do nosso quadro de docentes do programa Português Plus desde 2015. A mesma leciona na cidade de Marlborough e também leciona Português como segunda língua para adultos na cidade de Framingham.

Selma foi contratada pela primeira vez como professora em 1990 aos 17 anos, logo depois de se formar no ensino médio, onde obteve licença para lecionar de 1˚ a 4˚ série no Brasil. Em 1997, Selma se graduou pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no Brasil, e recebeu seu diploma em Letras.

A professora é apaixonada pelas línguas. Ela trabalhou durante anos como intérprete e tradutora médica. Ela começou o ministério de interpretação na Igreja Presbiteriana de Bethel, onde interpretou os serviços simultaneamente por muitos anos.

Entre outras coisas, Selma gosta de viajar, acampar, passar tempo com seu marido e seus quatro filhos. Ela também aprecia e se surpreende com a diversidade cultural e com a beleza do mundo devido às nossas diferenças.