Membros do Conselho

Da esquerda para a direita: Penn Young, Rodrigo Sathler, Ana Sandra Pereira Alonso, Claudia Tamsky, Jane Giovannucci and Bill Carnes.

  • Penn Young- Presidente,

    Representando a comunidade Americana

  • Claudia Tamsky- Vice- Presidente,

    Representando a comunidade Brasileira

  • Rodrigo Sathler- Tesoureiro,

    Representando a comunidade Brasileira

  • Bill Carnes- Membro,

    Representando a Igreja Episcopal St Luke's, Hudson

  • Jane Giovannucci- Membro,

    Representando a Igreja Episcopal Epiphany, Walpole

  • Ana Sandra Pereira Alonso- Membro,

    Representando a Igreja Presbiteriana Bethel, Marlborough


Funcionários

Raquel Riberti-Bill, Diretora de Programa

Antes de se tornar Diretora de Programa, Raquel ensinou durante três anos no programa de língua portuguesa de nossos filhos, e foi promovida duas vezes a Coordenadora de Curriculum de 2013 a 2016.

No início de 2016, ela começou a trabalhar como Coordenadora Pedagógica, graças a seu talento, dedicação e capacidade de liderança. Raquel liderou a equipe de ensino em desenvolvimento e implementação do novo currículo de quatro níveis do Português Plus, com consultores da UMass Dartmouth e do programa ABRACE em Washington, DC. Atualmente, como Diretora de Programa, ela supervisiona o material pedagógico dos programas Português Plus e English Plus.

Raquel é graduada e licenciada em português/inglês no Brasil pelo Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB) em São João da Boa Vista, SP, Brasil. Ela também obteve um MBA em Gestão de Negócios na Universidade Paulista (UNIP) em Campinas, SP antes de se mudar para os EUA.  

No verão de 2017, ela participou do programa altamente seletivo STARTALK, patrocinado pela Boston University e pela NSA dos Estados Unidos. O objetivo desse curso é encorajar e aumentar o número de professores que ensinam algumas línguas específicas que estão em alta demanda nos Estados Unidos, entre as quais, o português. Os programas do STARTALK se alinham com os Padrões de Preparação Mundial de Aprendizagem do Mundo Americano sobre Ensino de Idiomas Estrangeiros e preparam os instrutores para incorporar em seus métodos as práticas recomendadas comprovadas por pesquisa na aquisição de linguagem e no desenvolvimento de professores. Raquel adora se envolver em contextos que trabalham a língua. Ela acredita que a educação pode transformar as gerações e é nosso dever como seres humanos oferecer o melhor aos nossos descendentes. Ela tem uma grande afeição com a comunidade brasileira e está disposta a ser a ponte entre as comunidades brasileira e americana. Ela ama os EUA e acredita que juntos podemos construir um mundo melhor. Os seus hobbies são curtir a natureza, pintar quadros e andar de bicicleta.  


Voluntários do Programa ESL

Lori Mills-Curran

Lori é uma das fundadoras originais da ProGente Connections. Ela é a ex-diretora executiva da organização e também diácona aposentada da Igreja Episcopal. Lori no seu último ano estava  atuando como professora de ESOL enquanto trabalhava para a ProGente Connections e descobriu que não queria desistir.  Pra ela, trabalhar com os alunos é uma das melhores partes do trabalho. "É super recompensador ser útil de uma forma tão simples, mas tão significativa para os alunos." Ela ama os alunos e eles voltam de novo e de novo. Lori é uma costureira artesanal, adora bordar e também adora viajar.



Kristin J Romine

Kristin é membro da Diocese da Igreja Episcopal, onde os centros missionários iniciaram a  ProGente Connections. Ela era engenheira de software, depois tirou um tempo para cuidar dos filhos e agora trabalha no escritório da pré-escola pública BLOCKS em Framingham. Kristin começou a se voluntariar em janeiro de 2022. Ela se tornou amiga e trabalha com pessoas que aprenderam um outro idioma. Ela admira e respeita a quantidade de trabalho que é necessário para aprender um novo idioma e reconhece as muitas maneiras pelas quais saber inglês pode ajudar as pessoas neste país a melhorar suas oportunidades educacionais, sociais e de trabalho. Sendo assim, e ela optou por ajudar. Ela adora ler, fazer caminhadas, dançar e fazer bordado ponto cruz.


Kirstie M.

Kirstie juntou-se à ProGente Connections após uma divulgação durante o culto na Igreja Episcopal St. Marks em Southborough. Apesar de ser ter treinadoa e ter sido docente no ensino fundamental, ela obteve uma carreira em vendas educacionais. Ela então desejou contribuir com seu tempo para algo que impactasse positivamente os outros. Ela gosta de cozinhar, fazer artesanato em papel, como a técnica do scrapbooking e pintura em aquarela.




Isabelle Rocha Coronel

Isabelle ouviu falar doa ProGente Connections através da escola de sua filha, Harmony Groove Elementary School. Ela começou como professora de ESOL na ProGente Connections em junho de 2021. Ela escolheu ser voluntária na organização  porque viu uma oportunidade de crescer profissionalmente e aprender novas habilidades. Ela gosta de ouvir música, assistir filmes e ir à praia.









Kevin R.

Kevin encontrou o programa por meio de uma pesquisa no Google. Atualmente, ele trabalha como advogado em uma empresa de software. Começou participar do nosso programa em 2021. Ele aprecia o quão difícil pode ser viver em um país onde a língua predominante não é sua língua nativa, então ele se propôs ajudar as pessoas nessa circunstância. Ele gosta de esquiar e de jogar tênis.








Jane Lothian

Jane ouviu falar sobre o programa na Igreja de alguém que já ministrou aulas em nossos programas. Ela estava procurando uma maneira de ajudar os imigrantes neste país e o seu amigo recomendou o programa. Como sua própria jornada de fé inclui igrejas presbiterianas e episcopais, ela gostou do programa por ser uma relação ecumênica entre as igrejas. Ela também achou que o currículo de ensino do Intercambio é fácil de utilizar. Quando ela não está em seu computador, você a encontrará observando pássaros, desenhando ou fazendo Postcrossing, que é uma troca internacional de cartões postais.








Mr. Harding

Harding ouviu falar do programa quando Lori Mills-Curran apresentou a ProGente Connections em sua igreja. Atualmente, ele está aposentado onde fez carreira nas áreas de marketing, comunicação e de consultoria. Ele começou como voluntário em novembro de 2020. Gosta de conversar e interagir com outras pessoas. Ele também foi professor voluntário trabalhando com crianças haitianas ensinando inglês, matemática, estudos sociais e teatro. Quando essa atividade terminou, ele estava procurando por um programa semelhante. O nosso programa oferece uma posição de voluntário sem ter que passar por várias semanas de treinamento e isso o chamou a atenção. Ele gosta de fotografia, de pescar em águas salgadas, jardinagem, música, andar de bicicleta, jogar tênis e de viajar.

Penn Young

Penn Young ouviu falar sobre o programa através de um padre em sua Igreja. Ele é escritor e pintor. Começou a ser voluntário em 2018. Ele tem orgulho de ser americano e sempre quis  ajudar as pessoas a ter uma vida melhor e mais prospera. Ele adora viajar, ir a museus e estudar italiano.



Este programa está em recesso para o ano letivo de 2019-2022. Entre em contato para mais informações.

Professoras de Português Plus

Professora de aulas de português para crianças em Framingham

Eliane Vaz Louison - Grupo de São Paulo, Framingham

Eliane Vaz Louison ensina português para crianças de 4 a 6 anos em nosso programa desde 2014. Ela trabalha constantemente para ajudar seus alunos a aprenderem em um ambiente amigável e criativo. Eliane é Bacharel em Negócios pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e investiu em cursos adicionais voltados à Educação Infantil. Ela é membro da Organização Americana de Professores de Português (AOTP).

Eliane procura participar constantemente de programas de desenvolvimento de habilidades, inclusive aqueles organizados pelo Consulado do Brasil. Em 2017 e 2018, ela também participou de um programa altamente seletivo conhecido como STARTALK, financiado pela Boston University e pela NSA.

Eliane adora estar com sua família, amigos e seus cachorros, Mocinha e Sunny Boy. Ela também gosta de viajar, cozinhar e de ensinar as crianças.

Professora de aulas de português para crianças em Marlborough

Marta Abrenhosa Dos Santos - Grupo de São Paulo, Marlborough

Marta Abrenhosa Dos Santos iniciou no Português Plus como estagiária de ensino em 2013. Ela também trabalhou como estagiária durante um ano no Assabet Valley High School em Hudson, MA, em um Programa de Português como Segunda Língua. Marta completou seu Bacharelado em Letras pela Universidade Católica de Brasília em 2015, e no mesmo ano foi contratada como professora oficial do Português Plus para o grupo infantil de 4 a 6 anos de idade.

Marta gosta bastante de observar as crianças progredirem através do processo de aprendizagem da nossa língua portuguesa e também adora despertar o interesse pela cultura brasileira como um todo nas crianças que ela educa.

A professora nasceu em Anápolis, Goiás, Brasil e atualmente reside em Marlborough. Ela é casada e tem dois filhos. Ela gosta de fazer caminhadas e de observar a natureza.

 

Professora de aulas de português para crianças em Framingham

Vanessa Austin - Grupo do Rio de Janeiro, Framingham

Vanessa Austin é graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Minas Gerais, Brasil. Enquanto fazia faculdade, ela trabalhou dois anos como professora substituta de Português no Ensino Médio em Escolas Públicas. Quando concluiu sua graduação no Brasil, mudou-se para Boston para começar seu Mestrado em Educação na Cambridge College.

Nos EUA, Vanessa continuou a ensinar Português no Ensino Médio em Hudson e na Keefe Technical School, onde ainda trabalha no Programa de Português para adultos. Durante o verão de 2017,  participou do programa altamente seletivo STARTALK, financiado pela Boston University e pela NSA. Vanessa aprecia a vida, sendo mãe de um pequeno menino e o seu grande ajudante, Crockett, seu cachorro. Ela ama viajar, conhecer novas pessoas e culturas ao redor do mundo.

 

Professora de aulas de português para crianças em Marlborough

Gizely Viana - Grupo do Rio de Janeiro, Marlborough

A professora Gizely Viana nasceu em Goiás, no Brasil, onde viveu sua infância e juventude. Gizely se graduou pela Universidade Estadual de Goiás.

No Brasil, Gizely lecionou por vários anos para o nível fundamental nas redes públicas e particulares. Gizely imigrou para os Estados Unidos em 2000, juntamente com seu marido e seu filho. A professora passou a lecionar em nosso programa anterior no ano de 2012, e passou a fazer parte do quadro de professoras do Português Plus desde 2015, quando iniciamos o programa Português Plus na cidade de Marlborough.

Gizely acredita que a família tem um papel fundamental nos processos educacionais, sociais e culturais dos indivíduos. Ela também é grata pela oportunidade que teve e tem de contribuir no processo de construção da identidade de seus alunos, fazendo com que eles valorizem suas raízes culturais, ajudando-os a construir um futuro promissor.

 

Professora de aulas de português para crianças em Framingham

Eva Santos - Grupo de Brasília, Framingham

Eva Santos é da região do centro-oeste do Brasil. Ela e seu marido vieram para os EUA em 1995. Ela é mãe de três lindos filhos. Em 2006, Eva obteve o diploma de bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de Massachusetts - Lowell. Ensinar sempre foi a sua paixão e atualmente ela trabalha para as Escolas Públicas de Wayland como Gerente da Base de Dados.

Desde 2012, Eva sempre esteve envolvida em atividades voltadas ao Português Plus e programas anteriores, tanto como mãe participativa quanto como professora efetiva. Quando nosso programa atual foi lançado em 2015, ela se apaixonou por nossas técnicas pedagógicas. Eva tem o prazer de ensinar português como língua de herança para os adolescentes, especialmente quando compartilha temas como folclore, cultura e músicas brasileiras.

Ela também é um membro ativo da comunidade brasileira na Igreja St. Tarcisius na cidade de Framingham, onde tem trabalhado como catequista nos últimos 10 anos.

 

Professora de aulas de português para crianças em Marlborough

Selma Erlandson - Grupo de Brasília, Marlborough

Selma faz parte do nosso quadro de docentes do programa Português Plus desde 2015. Ela leciona na cidade de Marlborough e também leciona Português como segunda língua para adultos na cidade de Framingham.

Selma foi contratada pela primeira vez como professora em 1990, aos 17 anos, logo depois de se formar no ensino médio, onde foi certificada para lecionar de 1˚ a 4˚ série no Brasil. Em 1997, Selma se graduou pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no Brasil, e recebeu seu diploma em Letras.

A professora é apaixonada por línguas. Ela trabalhou durante anos como intérprete e como tradutora médica. Ela deu início ao ministério de interpretação na Igreja Presbiteriana de Bethel, onde fez interpretações simultâneas para as celebrações religiosas por muitos anos.

Entre outras coisas, Selma gosta de viajar, acampar, passar tempo com seu marido e seus quatro filhos. Ela também aprecia e se surpreende com a diversidade cultural e com a beleza do mundo devido às nossas diferenças.