Visão e Missão

Visão: Pessoas de diversas tradições religiosas e de diferentes origens culturais se empenham em trabalhar juntas para criar um novo tipo de comunidade multicultural e ecumênica, baseada no respeito e no serviço mútuo.

Missão: Fortalecer as famílias imigrantes brasileiras e suas conexões com suas comunidades.

Para alcançar esse objetivo oferecemos:

  • Aulas de Português como Língua de Herança, para crianças de 5 a 14 anos, um curso conhecido como Português Plus
  • Aulas de Inglês como Segunda Língua (ESL), para adultos, um curso conhecido como English Plus
  • Educar e advogar para os direitos dos imigrantes
  • Oficinas voltadas para as áreas de educação e saúde aos imigrantes
  • Oportunidades de experiências multiculturais

Quem Somos

 Alunos e professores jogam durante o nosso final de ano e celebração da Festa Junina.

Alunos e professores jogam durante o nosso final de ano e celebração da Festa Junina.

A região MetroWest de Boston é uma área com uma posição única para aproximar diferentes culturas e o trabalho nessa região é urgente. Em Framingham, a tensão interétnica mereceu uma investigação do Departamento de Justiça, do Southern Poverty Law Center (Centro de Leis da Pobreza do Sul) e da Anti-Defamation Leauge (Liga Anti-Difamação). Tensões semelhantes em Marlborough também levantaram algumas preocupações.

Os fundadores da ProGente Connections aprenderam com nossos parceiros brasileiros que a primeira barreira para um imigrante superar é a incapacidade de se comunicar com os outros. Nossos programas de inglês oferecem uma chance de melhores empregos e acesso ao envolvimento com a comunidade em geral. Além disso, oferecemos aulas de língua portuguesa e cultura para crianças na comunidade brasileira, para que sua capacidade de conhecimento da sua língua materna seja preservada.

Também oferecemos oficinas para imigrantes, para interação com os sistemas escolares, os provedores de serviços de saúde, o sistema de saúde mental e os assuntos jurídicos cotidianos.

 Alunos do programa Português Plus preparam comida como parte de sua aula sobre o Brasil.

Alunos do programa Português Plus preparam comida como parte de sua aula sobre o Brasil.

 

Para os falantes de inglês, oferecemos uma experiência facilitada da comunidade transcultural. Muitos dos nossos participantes americanos, onde muitos vêm de uma perspectiva cristã, acreditam que a parceria conosco permite que eles levem a sério seu chamado batismal para sair de suas portas e colaborar com os outros para tornar viva a missão de Deus nos dias de hoje.

Acima de tudo, procuramos capacitar as pessoas, de todas as denominações de fé ou de nenhuma, para ultrapassar fronteiras e aumentar a polarização cultural. Procuramos aprender os caminhos, a experiência e os valores uns dos outros, porque acreditamos que, através do respeito e do serviço mútuos, podemos criar um novo mundo para todos.

Em 2014, inauguramos o Mission Hub (Centro Missionário) - uma parceria ecumênica que recebeu uma verba inicial da Diocese Episcopal de Massachusetts. Nossos parceiros do Centro Missionário incluem:

 

 

Ao reunir nossos dons e recursos compartilhados, fomos capazes de expandir nossos programas significativamente, para promover nossa visão de um mundo melhor a todos.


Práticas Enraizadas em Nossos Valores

Acreditamos firmemente que devemos ter justiça no processo de construção de um mundo melhor para todos. Nosso conselho é intencionalmente multicultural e inter-religioso. Para construir uma comunidade mais unificada, os membros do conselho comprometem-se a aprender português ou inglês, se eles ainda não falarem ambas as línguas.

Conheça os nossos membros do conselho.

Temos o compromisso de remunerar os nossos professores do Português Plus, que são profissionais experientes e altamente instruídos com um salário condizente ao trabalho qualificado oferecido. Ao contrário de muitas outras organizações, os professores do ProGente Connections recebem:

  • Salário profissional
  • Tempo de preparação de aula remunerado
  • Suporte pedagógico remunerado e eventos profissionais
  • Licença médica remunerada segundo a lei de Massachusetts

Conheça nossas professoras.

 Professores participam da Conferência Anual da Federação de Professores com Necessidades Especiais.

Professores participam da Conferência Anual da Federação de Professores com Necessidades Especiais.