Primavera Refexões: Como se tornar uma professora em Massachusetts

Primavera Refexões: Como se tornar uma professora em Massachusetts

Sou abençoada por poder acordar toda manhã e ter a chance de fazer a diferença na vida de alguém naquele dia. Amo demais o que eu faço e faço com muito amor e profissionalismo o meu trabalho. Espero que cada vez mais eu possa ajudar o meu próximo, assim como Deus sempre nos ensinou.

Março Refexões: Opiniões dos alunos de dois trimestres das aulas de ESL

Março Refexões: Opiniões dos alunos de dois trimestres das aulas de ESL

Minha experiência com aluna de ESL foi muito marcante devido a diversidade cultural com colegas de vários lugares do Brasil. Além disso pelas incríveis professoras sempre dedicadas e muito profissionais que nos apoiavam e nos ajudavam com as dinâmicas de grupo, onde aplicavam várias técnicas de aprendizado. Tudo isso nos fez amadurecer muito na língua inglesa. Eu só tenho a agradecer ao programa, sem falar dos lanchinhos maravilhosos que compartilhamos em sala! — Andrea

Fevereiro Refexões: Mais do que uma simples aula, uma comunidade

 Fevereiro Refexões: Mais do que uma simples aula, uma comunidade

Tenho ensinado  ESL na organização ProGente Connections por um ano e meio. Quando iniciei esse trabalho em setembro de 2017, nunca havia ensinado ESL antes e confesso que eu estava meio nervosa. Quem sou eu para ensinar ESL a adultos mais velhos que eu, sem ter  experiência na área? Em minha cabeça eu continuava me perguntando, confesso que ainda me pego pensando nisso. Aprendi que o inglês como minha primeira língua é muito importante, assim como o maravilhoso material da Intercambio, nosso parceiro de currículo neste trabalho. O mais importante é que aprendi, especialmente com a professora de nível iniciante, a especialização na área às vezes é menos importante do que os relacionamentos construídos.

Janeiro Refexões: Ensinar uma língua de herança como mãe e profissional

Janeiro Refexões: Ensinar uma língua de herança como mãe e profissional

Eu sempre ensinei. Na escola dominical aos 15 anos, durante o meu segundo grau estagiando e nunca parei, tanto no Brasil quanto aqui nos Estados Unidos. Já ensinei Português e Literatura, Inglês como segunda língua, Português como segunda língua, mas foi somente em 2015 através do Pro-gente Connections e do Portuguese Plus que comecei a ensinar o Português com Língua de Herança.

Dezembro Refexões: Onde estamos e onde queremos chegar

Dezembro Refexões: Onde estamos e onde queremos chegar

Com o ano chegando ao fim, gostaríamos de deixá-lo por dentro do trabalho que estamos fazendo, nossos planos para o futuro e convidá-lo para essa  missão conosco.

Novembro Refexões: O Poder da Linguagem

Novembro Refexões: O Poder da Linguagem

Nesse perído de tempo com a Progente Connections, procuro manter em mente como alinguagem é importante nos dias de hoje. Não só porque não há muito o fazer se você não saber o que está acontecendo ao seu redor, mas também para se fazer ouvir e ser entendido pelos que estão ao seu redor. Você pode ser brilhantemente persuasivo em sua língua nativa, mas para aqueles que não sabem disso, eles normalmente não entendem e não endenterão o porquê. É por isso que ser bilíngüe (ou trilíngue ou multilíngue) é importante.

Setembro Refexões: Uma organização que faz a diferença

Há cinco anos atrás, um grupo de cristãos de diferentes denominações religiosas, e de diferentes países começaram a se reunir, para falar sobre diversas maneiras de nos unirmos e desenvolver  um trabalho de Deus. Oferecer então para a região do Metro West um pouquinho do reino de Deus aqui na terra. A nossa visão específica era- Trabalhando juntos, iríamos criar um novo tipo de comunidade multicultural e ecumênica baseada no respeito e serviço mútuos – Partindo dessa visão, após meses de conversas, nasceu a organização ProGente Connections.

Agosto Refexões: A Igreja Episcopal fica com imigrantes

Agosto Refexões: A Igreja Episcopal fica com imigrantes

Este ano, em torno 1.000 episcopais fretaram 19 ônibus para o Centro Residencial T. Don Hutto, onde as mulheres imigrantes sob custódia das autoridades de ICE estão detidas. O Hutto é uma prisão com fins lucrativos que abriga em torno 500 detidas. O Bispo Presidente da Igreja Episcopal Michael Curry dirigiu-se à multidão e falou: “Jesus disse: Ame a Deus e ame o seu próximo. Nós viemos em amor, que é o núcleo da nossa fé, que é o coração disso. Nós viemos porque não acreditamos que uma grande nação como esta separe as crianças de suas famílias.